Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Stéphane Mallarmé (1842 - 1898)

Poeta francês, nascido em Paris, um dos maiores poetas da literatura francesa, um dos precursores da escola literária simbolista francesa. Realizou os primeiros estudos no Liceu de Sens. O sustento de Mallarmé proveio de sua atividade como professor de Inglês, tendo trabalhado em várias instituições de ensino espalhadas pela França. São primorosas suas traduções para o francês dos poemas de Edgar Alan Poe, realizadas durante seu período de atuação no magistério.

Sua obra poética era publicada, sobretudo, em revistas: pouco de sua obra foi publicada em livros durante sua vida. Iniciou sua atividade poética ainda preso à estética parnasiana, porém já revelando traços de originalidade e estilo próprio além de influências de Baudelaire. Em sua fase mais notadamente simbolista realizou uma poesia de acesso labiríntico ao leitor comum, dificilmente compreendida, apesar da grande lucidez de Mallarmé na expressão de suas idéias, como pode ser observado em suas correspondências pessoais.

Na poesia deste período, Mallarmé atinge seu grau máximo de criação, substituindo as expressões e descrições objetivas pela sugestão sutil e obscura, marcada por grande musicalidade, tendo eleito o soneto como uma de suas principais formas de expressão poética. Neste período escreveu poemas como “Sainte”, “Hérodiade” e “L’Après-Midi d’un Faune” e “Plusieurs Somnets”.

Os últimos poemas de Mallarmé já apresentavam características que antecipavam a modernidade poética do século XX, utilizando recursos gráficos com o aproveitamento do espaço branco das páginas em que seus poemas eram impressos, além de desenvolver as potencialidades musicais já presentes em suas obras anteriores ao incorporar em sua poesia elementos estéticos e formais próprios às técnicas de composição musical.

Um poema que caracteriza perfeitamente este último período da poesia de Mallarmé é “Coup de Dés jamais n’ Abolira le Hasard”. O poeta manteve estreitas relações com o círculo literário de seu tempo, formado por personalidades como Rimbaud e Verlaine, exercendo influência por toda a geração poética posterior na França.

Stéphane Mallarmé (Poeta da França) (wiki)

Mallarmé na members.tripod.com com alguns poemas em portugês

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •