Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Fyodor Mikhilovich Dostoyevsky (1821 - 1881)

Escritor russo, autor de Crime e Castigo e Os Irmão Karamazov, foi um dos maiores escritores da literatura universal. Filho de um médico do exército que fora morto por seus próprios servos, Dostoyevsky cresceu em meio a um conforto material em contraposição às circunstâncias danosas da morte de seu pai.

Após cursar engenharia militar, voltou-se para a atividade literária. Em 1849, participando de um grupo de características consideradas subversivas com relação à ideologia do estado vigente, foi exilado na Sibéria por dez anos. Retornando a Petersburgo, entrou na maior fase de toda sua carreira literária.

Suas primeiras obras constituíram um prólogo para seus mais importantes livros. Mas em 1866, Dostoyevsky publicou Crime e Castigo. O livro contém a identificação e o questionamento dos limites da liberdade individual. Um dos grandes monumentos da literatura mundial, Os Irmãos Karamazov, é uma espécie de síntese das crenças e conceitos de Dostoyevsky.

Nesta obra, o escritor dá vazão aos seus mais recorrentes temas: o jogo de oposição entre racionalismo e irracionalismo, a fé e a descrença, assim como a tentativa de postular a felicidade humana e a existência ou não-existência de Deus. No romance, o tratamento universal da humanidade faz-se presente através dos personagens centrais, os filhos do repulsivo Fyodor Karamazov.

Cada uma possui em sua construção uma característica universal da humanidade. Há a tematização da relação entre pai e os filhos, construída de tal maneira que termina por alegorizar o próprio direito do homem em sua rebeldia contra seu criador. Nesta obra, o escritor tem o auge de sua carreira literária.

A popularidade de Dostoyevsky tem crescido muito com o decorrer dos anos, sobretudo pela profundidade com que ele e sua literatura exploraram os mistérios da alma humana e as condições a que ela se encontra submetida, características estas que Dostoyevsky desempenhou como nenhum outro escritor de seu tempo.

Ver autores do Realismo na Rússia

Biografia em outro site do autor russo
Fiódor Dostoiévski (Escritor da Rússia)(wiki)

Fiódor Dostoievski (Rússia)

Fiódor Dostoiévski (Rússia)

Obras:

Recordação da Casa dos Mortos
O Crocodilo e Outras Histórias
Crime e Castigo
Diário de um Escritor
O Eterno Marido
Os Irmãos Karamazov
O Jogador
Notas do Subterrâneo
Os Possessos
Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •