Império Khmer - 600 - 1300 -

Ou Império Angkor, foi um ooderoso império hindu-budista do sudeste asiático e o Estado predecessor do atual Camboja.

O povo khmer, segundo historiadores, foi formado por migrassões do norte da Indochina e Índia que se estabeleceram no delta do rio Mekong (13º rio mais longo,com 4.350 Km e o 10º mais volumoso do mundo) que nasce no Planalto do Tibet.

Sua religião teve influência tanto da religião hindu, adotando diversas de suas deidades, e mais tardiamente o budismo foi adequado em seus apsectos cerimoniais

No reinado de Suryavarman II (entre 1113 até 1145-1150) foi construido em sua capital o grande templo de Angkor (a 5,5 km de onde hoje é a cidade de Siem Reap na região de Angkor no Camboja), ocupa uma área de aproximadamente 200 quilometros quadrados, más estudos mais recentes indicam que pode ter tido mais de 3.000 km².

A língua khmer pertence à família mon-khmer dentro das línguas austro-asiáticas, ela também é chamada, atualmente, de cambojano.

Com a dominação dos reinos anteriores de Funan e Chenla estendendo o controle comercial e político até territórios persas.

Dadas suas disposições em grupos diversos, alguns povos que se estabeleceram nas regiões do sudeste da Ásia foram facilmente expulsos por um povo conquistador migrado das regiões da China e do Tibete.

Isto ocorreu há cerca de 2500 anos atrás, quando este povo foi responsável pela introdução de práticas religiosas de características hindus.

O povo conquistador trouxe consigo práticas de agricultura baseadas no cultivo de tubérculos e arroz, práticas estas que mais tarde foram introduzidas por este mesmo povo na África.

Já havia também a presença hinduísta no conjunto da produção literária, assim como as idéias budistas também se afiguravam.

Aliás, as tendêcias religiosas budistas chegaram, neste período, a se estender para regiões mais longínquas, como por exemplo foi o caso dos territórios insulares de Java, onde a dinastia budista dos Sailendras exercia controle.

Perdendo territórios ao noroeste, o Império Khmer foi substituído pelo reino Nam-Viet no século X.

Este reino portava características culturais de origem chinesa por terem sido dominados pela China por cerca de um milêio.