Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Adolfo Caminha (1867-1897)

Adolfo Caminha após ter-lhe morrido a mãe, ficando órfão com mais cinco irmãos, foi para a companhia de parentes em Fortaleza. Seis anos depois, em 1883, mudou-se para a casa de seu tio no Rio de Janeiro que o matriculou na antiga Escola da Marinha.

Em 1886, saiu a publicação em versos de Vôos Incertos. No mesmo ano, fez uma viagem de instrução aos Estados Unidos. Em 1887, a 16 de Dezembro, promovido a 2º tenente, publicou Judite e Lágrimas de um Crente, livro de contos.

Em 1888, regressa a Fortaleza e envolve-se em rumoroso escândalo, ao raptar a esposa de um alferes. O ministro da Marinha interfere, inutilmente, para pôr fim à situação.

Em 1890, Adolfo Caminha, pressionado de todos os lados, se demite e com a mulher e duas filhas segue para o Rio de Janeiro, onde vive como funcionário publico. Em 1891, fundou, em Fortaleza, a Revista Moderna, e colaborou no jornal O Norte. Em 1893, lançou o romance A Normalista, colaborou na Gazeta de Notícias e em O País. Em 1894, publicou No País dos Ianques, fruto de sua ida, oito anos antes, aos Estados Unidos. Um ano depois, o romance O Bom Crioulo, e Cartas Literárias. Em 1896, ano em que fundou a Nova Revista, publicou Tentação. Atormentado pelas dificuldades econômicas e debilitado pela tuberculose, morre precocemente. Deixou inacabados os romances: Ângelo e O Emigrado.

Fonte 2 www.bn.br


Biografia de Adolfo Caminha em outro site
Pesquise obras de Adolfo Caminha em outro site

Adolfo Caminha (Brasil)(wiki)


Obra:

O Bom Crioulo - Resumo
Bom-Criolo - Resumo
O Bom-Crioulo - Resumo da obra
O Bom Crioulo - Adolfo Caminha (Resumo)
Adolfo Caminha - Tentação (280K) (pdf)
Tentação - Adolfo Caminha (zip)
O Bom-Crioulo - Adolfo Caminha (pdf)
Bom Crioulo - Adolfo Caminha (zip)
A Normalista - Adolfo Caminha (zip)
Retorna ao Índice


Fonte: •Pesquisa diversas e na Interner • ( Literatura e Leitura ) •