Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Alceu Amoroso Lima (1893-1983)

Escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Tratou-se de uma das mais brilhantes figuras da intelectualidade brasileira: foi um precursor da moderna crítica literária brasileira, tendo reconhecido definitivamente no Modernismo um movimento estético e histórico no Brasil. Em constante e intensa atividade, escreveu também diversas obras nas áreas de Filosofia, História, Sociologia e Pedagogia.

Bacharelou-se em Ciências e Letras no Colégio Pedro II no ano de 1908 e, cinco anos mais tarde, diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais. Após este período, passou a exercer Advocacia e, em 1913, em viagem à Europa, reconheceu a necessidade de renovação dos quadros literários brasileiros frente às transformações estéticas e ideológicas que se faziam presentes, sendo um dos incentivadores do movimento modernista no Brasil.

Em 1919, teve sua estréia na carreira enquanto crítico literário, escrevendo artigos para O Jornal sob o pseudônimo de Tristão de Ataíde. A primeira publicação de sua obra em livro, intitulado Afonso Arinos, em pleno ano de 1922, iniciaria uma renovação na crítica literária do primeiro quarto do século XX no Brasil. A partir daí, inicia-se seu exercício de orientador intelectual sobre a geração intelectual de então.

Em 1928, converte-se ao catolicismo, associando-se às vertentes mais progressivas da religião católica no Brasil, fato que traria novos rumos ao seu pensamento e ampliaria seu espectro de ação crítica. Como católico praticante e presidente do Centro Dom Vital, seu pensamento também voltou-se ao campo da teologia. Fundou, em 1932, o Instituto Católico de Estudos Superiores e presidiu a Ação Católica de 1932 a 1945.

Desdobrando-se em diversas atividades, entre as quais conferências, artigos na imprensa e a publicação de suas obras, erigiu uma vasta produção intelectual, tendo discutido sobre temas políticos, econômicos, jurídicos, literários e religiosos. De 1951 a 1953 foi Diretor do Departamento Cultural da União Pan-Americana nos Estados Unidos.

Em 1954, retorna aos E.U.A. e, durante os anos de 58 e 59, foi professor de Estudos Brasileiros na Universidade de Nova York. Foram mais de cinquenta anos de intensa atividade, que se fizeram sentir tanto em seu próprio momento como por toda a posterior geração da intelectualidade brasileira.

Biografia de Alceu Amoroso Lima em outro site
Alceu Amoroso Lima (Brasil)(wiki)

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •
Pesquisa na internet •