Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616)
Escritor nascido na Espanha, em Alcalá de Renares, foi o autor de um dos monumentos literários da história mundial: Dom Quixote. De origem humilde, sua educação formal não teve grande desenvolvimento, mas apesar disso, sendo dono de uma grande curiosidade, entrou em contato com a literatura clássica, além das leituras dos romances de cavalaria, leituras estas que, mais tarde, influenciariam enormemente sua obra.
Tendo sido soldado durante a Batalha de Lepanto, o escritor sofreu de um ferimento que lhe causou a inutilização de sua mão esquerda. De volta à Espanha, após sua participação em mais algumas expedições, a embarcação que o levava foi seqüestrada, Cervantes foi aprisionado e levado a Argel. Somente em 1580 o escritor é libertado. Exercendo carreira pública na Espanha, somente no final de sua vida Cervantes pôde dedicar atenção exclusiva à sua obra.
A grande posição que Cervantes ocupa entre os escritores da literatura universal deve-se ao Dom Quixote (o título original em espanhol é El Ingenioso Hidalgo Dom Quijote de La Mancha), um romance em que há, num primeiro plano, a sátira às novelas de cavalaria da Idade Média. No entanto, a obra ultrapassou seus desígnios originais para se transformar num grande painel alegórico da condição a que a humanidade está submetida.
A narrativa tem como figura central um senhor, cuja obsessão pela leitura dos romances de cavalaria medieval o leva à idealização desse mundo já perdido no tempo, e que culmina em sua transformação num cavaleiro medieval fora do tempo, num mundo de feições totalmente diversas às feições do mundo medieval idealizado nos romances de cavalaria. O personagem parte para a aventura, em companhia de um camponês ignorante, Sancho Pança, a quem toma por fiel escudeiro.
Sempre inspirado pelo amor a uma camponesa, chamada Dulcinéia, as aventuras de Dom Quixote sempre terminam em malogro. A busca de um mundo que não mais existia reflete um propósito do estudo da realidade em contraposição com o valor do idealismo. Tais aspectos literários constituem um legado para a história da literatura mundial.
Escritor do Século de Ouro
Veja o Renascimento espanhol
Biografia do autor espanhol
Miguel de Cervantes (Escritores da Espanha)(wiki)
Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes (Espanha)
Obra:
La Numancia (1582)
El trato de Argel (1582)
La Galatea (1585)
El Ingenioso Hidalgo don Quijote de la Mancha (Primera parte editada en 1605, segunda parte en 1615)
Dom Quixote - Resumo - Estudo do livro
Dom Quixote - Resumo e comentário da editora Ática
Novelas Ejemplares (1613)
Viaje al Parnaso (1614)
Ocho comedias y ocho entremeses nuevos, nunca representados (1615)
Los trabajos de Persiles y Segismunda, historia septentrional (1617, obra póstuma)