Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Ezra Pound (1855 - 1972)

Ezra Loomis Pound, escritor e poeta norte-americano, nascido na cidade de Hailey, estado de Idaho. É um grande poeta vanguardista, tendo sido contemporâneo de Gertrude Stein e Ernest Hemingway, com quem teve convívio próximo na França.

Pound cursou o Hamilton College na Universidade da Pensilvânia, tendo posteriormente residido em Londres no período de 1908 a 1920. A partir deste ano, deslocou-se para a França, onde faria parte do círculo de Hemingway e Stein. Sua reputação como poeta já estaria consolidada tanto por suas intervenções em obras como Ulysses, de James Joyce, e A Terra Devastada, de T. S. Elliot, em que Pound reduziu os originais à metade do volume original, redução esta enfaticamente aprovada por Elliot. Atribui-se a Pound o próprio lançamento destes escritores em suas carreiras literárias. Também já havia publicado seus dois primeiros volumes de poemas, Exultations e Personae, tendo obtido grande sucesso na crítica. Também escreveu ensaios críticos como O Espírito do Romance, em que se volta à análise de Renascimento. Pound tornou-se, portanto, um dos líderes de sua geração.

Conhecendo diversas línguas e interessando-se pelos ideogramas chineses e pelos estudos do orientalista Ernest Fenollosa, Pound também dedicou-se à tradução de poemas chineses. A partir de 1915 passa a compor o que seria sua maior obra, Cantos, um dos raros exemplares da poesia épica na modernidade. Estes foram publicados numa sequência de dez volumes durante os anos de 1925 e 1969, finalmente reunidos em 1970. A obra máxima de Ezra notabiliza-se por seu caráter ímpar na literatura moderna, portando uma grande diversidade de temas, tratando-se de uma grande interpretação poética da história da cultura humana. Em Cantos, o poeta versou a mitologia clássica, ao lado da ética confucionista, além de temas históricos. Na esteira das grandes obras humanas, como a Divina Comédia, Pound logrou imenso êxito ao estender o fôlego da poesia épica para a produção literária dos tempos modernos.

Sua obra e suas idéias tiveram ainda grande influência na literatura brasileira, sendo traduzida por Haroldo de Campos, poeta do concretismo brasileiro com quem manteve contato contínuo. Haroldo de Campos toma o escritor norte-americano como um dos principais orientadores teóricos do grupo do Concretismo brasileiro, formado pelo próprio Haroldo, seu irmão Augusto de Campos e Décio Pignatari.

Membro da geração perdida.

Dados do autor inglês Ezra Pound(o texto pode estar em inglês)
Ezra Pound (Escritor dos EUA)

Ezra Pound (EUA)

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •