Simone de Beauvoir (1908 - 1986)
Ensaísta e romancista francesa, partidária da corrente existencialista. No princípio de sua carreira intelectual ministrou curso de Filosofia. Parte de sua obra está intimamente ligada ao filósofo e escritor Jean Paul Sartre, de quem foi companheira durante longos anos. Escreveu como ensaísta, dedicou-se à definição do papel desempenhado pela mulher no mundo moderno.
O grande exemplar deste aspecto da produção intelectual de Simone de Beauvoir está contido em sua obra Le Deuxième Sexe (ou O Segundo Sexo), em que faz uma abrangente análise do papel da mulher na sociedade moderna em sua contemporaneidade. Com Les Mandarins (Os Mandarins), de 1945, a autora obtém o Prêmio Goncourt.
Como romancista, um dos temas principais de sua abordagem literária tratou da busca existencial de significados em um mundo de absurdidade. Parte de sua obra também é dedicada ao tema autobiográfico, em que inevitavelmente aborda a vida e o pensamento de Sartre tal qual estes eram entrelaçados à própria vida e obra da autora.
Neste campo da obra de Simone de Beauvoir estão situados os livros intitulados: Mémoires d’une Jeune Fille Rangée, de 1958 (Memórias de uma Moça Bem-Comportada), La Force de l’Âge, de 1960 (A Força da Idade), Tout Compte Fait, de 1972 (traduzido em português sob o título Balanço Final) e Cerimônia do Adeus, de 1981.
Simone de Beauvoir (Escritor da França)(wiki)