Homero
O maior poeta da Grécia antiga, atribui-se à sua autoria obras que constituem um grande monumento de toda a produção literária da humanidade: a Ilíada e a Odisséia. Não se sabe ao certo os anos de seu nascimento e de sua morte.
Estipula-se, através de algumas referências do mundo antigo, que Homero viveu entre os séculos IX e VIII a.C., e o limite estipulado de sua vida vai até 700 a.C.. A obra atribuída a Homero foi composta e transmitida oralmente.
Há suposições de que a Odisséia, por exemplo, não tenha sido composta por um único autor. O italiano Vico sustentou a tese de que a obra homérica foi resultada de vários poetas. Nessa tese, Homero constituiria apenas um autor simbólico.
No entanto, a questão ainda permanece aberta para pesquisa, pois, de qualquer forma, todos os vestígios arqueológicos que circundam a questão não a responderam ainda de forma satisfatória. Grandes divergências entre estudiosos literários sucederam-se devido às diferenças estilísticas nas obras homéricas, o que fizeram supor as teorias de múltipla autoria.
No entanto, obras de grande extensão acabam admitindo diferenças estilísticas e até contradições. As obras Ilíada e Odisséia tratam-se de epopéias, a primeira caracterizando-se pela narração de histórias de guerras e aventuras, a segunda caracterizando-se pela paz, pela civilidade, pelos costumes hospitaleiros dos gregos, ambas sendo compostas em hexâmetros.
O personagem Ulisses foi transposto por James Joyce, em seu livro Ulisses, na figura de um personagem da Dublin do século XX. A obra de Homero constitui referência para todas as gerações literárias da história.
Leia sobre a Guerra de Troia
Homero (Poeta da Grécia) (wiki)
Obras:
Ilíada
Odisséia