Luigi Pirandello (1867 - 1936)
Escritor e dramaturgo italiano, nascido em Agrigento, na Sicília. Recebeu primeira educação em Palermo e formação superior das Universidades de Bonn e de Roma. Foi professor de Literatura Italiana entre os anos de 1897 e 1921. Seu pai, rico proprietário de uma mina, faliu ao ter sua propriedade de mineração acometida de uma enchente, ocorrida em 1903.
Sua esposa enlouqueceu, tendo sido internada em 1919. Tais processos de ampla desilusão influenciaram grandemente a obra de Pirandello, que escreveu parcela significativa de sua produção literária neste período. O reconhecimento internacional de Pirandello foi alcançado a partir da obra Seis Personagens em Busca de uma Autor. Esta faria parte de uma trilogia, composta também por Esta noite se Improvisa (1930).
Sobretudo no campo do drama o autor teve grande êxito. Seu teatro é analítico, no entanto envolvido por um grande humor, aspecto do qual foi um grande estudioso, tendo escrito a obra de pesquisa literária intitulada O Humorismo (1908). O humor em Pirandello, no entanto, serve como ácido, a dissolução para os dilemas humanos como os enganos do homem em sua precária formação de identidade.
Pirandello procurou analisar as relações entre a realidade e a ilusão, estabelecendo grande relatividade para tais conceitos ao desmascarar os limites tênues entre os dois conceitos, quando não destruí-los. Em Henrique IV, de 1922, Pirandello retrata a personagem que enlouquece após uma experiência traumática, recobrando posteriormente a razão porém permanecendo louco para todos, ao fingir insanidade para proteger-se da realidade.
Outras obras do autor foram O Prazer da Honestidade (1917); O Homem, a Besta e a Virtude; Como Antes, Melhor que Antes; Assim é, se lhe Parece (1922). Recebeu em 1934 o Prêmio Nobel da Literatura.
Luigi Pirandello
Prêmio Nobel de Literatura
Prêmio Nobel de Literatura (wiki)
Luigi Pirandello (Escritor da Itália)(wiki)