Santo Inácio de Loyola (1491-1556)
Iñigo Lôpes de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e santo da Igreja católica, canonizado pelo papa Gregório XV em 1622. Nasceu no Castelo de Loyola, província de Guipúzeva na Espanha em 1491.
Entrou para o exército (1517) e, ao defender Pamplona cercada pelos franceses, é ferido (1521). Durante seu restabelecimento processou-se sua conversão, abandonou sua vida de nobre e iniciou uma vida de fé e orações, passando a viver numa caverna.
No ano de 1523 parte para Jerusalém e ao voltar decide estudar latim e teologia. Freqüenta as Universidades de Barcelona, Salamanca e Paris.
Reúne um grupo que, em 1534, funda uma ordem religiosa que prega uma vida dedicada à religião, além da castidade e dos votos de pobreza. A nova ordem reconhecida pelo papa Paulo III, em 1540, adota então o nome de Companhia de Jesus, dando assim uma conotação militar e de combate a serviço da Contra-Reforma.
Esta última pretendia recuperar os fiéis que perdera durante a Reforma de Calvino e Lutero (1483-1546).
Inácio propõe que a única forma de recuperar os territórios perdidos é através da criação de colégios.
Fixou residência em Roma, de onde passou a comandar a ação de seus jesuítas, enviados para todos os países europeus, além do Extremo Oriente e o Novo Mundo, sendo que a primeira missão jesuítica na América processou-se no Brasil em 1549, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega, que mantém Santo Inácio bem informado sobre as atividades de catequização aqui desenvolvidas.
Morreu em Roma a 31 de julho de 1556.
Leia sobre Filosofia