Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Claude Lévi-Strauss
( 1908- )

Antropólogo francês, Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxellas no dia 08 de novembro de 1908. Após ter concluído os estudos secundários e superior em Paris, foi professor de Filosofia na década de 30 e membro da Missão Universitária no Brasil, lecionando na Universidade de São Paulo - USP no período de 1935 a 1938, além de participar de missões etnográficas no Mato Grosso e na Amazônia.

O nome de Lévi-Strauss é indissociável da filosofia que nasce a partir do final século XIX e ganha embasamento teórico sob o nome de Antropologia Estrutural. Num de seus primeiros artigos "L'analyse structurale en linguistique et en anthropologie" ele formula os principais fundamentos do Estruturalismo.

Seu método é procedente da lingüística, mais propriamente da Escola de Genebra e de Praga (Ferdinand Saussure e Romam Jakobson), que inclusive Lévi-Strauss faz questão de salientar, e que esse método fora convertido para a Etnologia, além de ser aplicável em quase todas as ciências sociais e intelectuais.

Pretendendo descobrir a estrutura inconsciente que serve de base a cada instituição ou costume, tal método utilizado por Lévi-Strauss pretende também uma investigação das estruturas do parentesco, dos mitos, das organizações, entre outros temas pertinentes à Antropologia e à Etnologia.

Certamente deixou vários discípulos, não obstante no Brasil, com seu método sendo ensinado nas Universidades até hoje. Sua contribuição para a Antropologia é inigualável e seu nome ficará para sempre na memória daqueles que um dia tiveram a curiosidade de ler-lhe algumas páginas. Realmente seus textos ora são de uma complexidade acadêmica erudita, mas na maior parte são simples como os olhos de um observador atento às nuanças mais sutis que ocorrem em todas as sociedades.

Suas principais obras, para o leitor interessado em se aprofundar mais em suas idéias, são: Antropologia Estrutural(1963); Estruturas Elementares do Parentesco (1949); A oleira ciumenta; Minhas Palavras; O cru e o cozido; e seu último livro autobiográfico Tristes Trópicos (1955), além de inúmeros artigos escritos para revistas, jornais e cursos.

Para o leitor iniciante em antropologia, recomendamos começar pela Antropologia Estrutural, com traduções para o português.

Claude Lévi-Strauss na wiki

Leia sobre Filosofia



Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •