Gustav Flaubert (1821 - 1880)
Romancista francês, considerado um dos maiores na literatura moderna. Flaubert foi um dos introdutores da chamada escola realista, escrevendo uma das obras mais importantes deste estilo, Madame Bovary (1857).
Nascido e educado em sua cidade natal, o escritor, em sua juventude, dedica-se ao estudo literário com afinco. Mais tarde, em Paris, freqüenta as rodas literárias, tomando contato com outros escritores e pensadores de seu tempo, como Taine, Gautier, Renan e os irmãos Goncourt.
Seu ódio à burguesia resultou no seu principal romance, Madame Bovary, em que o escritor denunciou a hipocrisia do mundo burguês através do retrato da falência de seus valores. Ao mesmo tempo, sua obra possui um estilo que encerra a literatura como veículo dela mesma, em que os valores objetivos apresentados partem da própria estruturação lingüística da obra.
Madame Bovary é uma das personagens femininas de maior grandeza na literatura moderna e universal. Outras obras de Flaubert são: L’Éducation Sentimentale (1869), La Tentation de Saint Antoine (1874), Trois Contes (1877), Bouvard e Pécuchet (publicação póstuma, 1881).
Ver autores do Realismo na França
Biografia em outro site do autor francês
Gustave Flaubert (Escritor da França)(wiki)
Gustave Flaubert (França)
Obras:
Novembro, 1831
Madame Bovary, 1856
Cartas Exemplares
Dicionário das idéias feitas
Um coração singelo
Educação Sentimental, 1869
Salambô, 1862
Bouvard e Pecuchet
Tentação de Santo Antonio (1874)
Três Contos